Com histórias de superação, Taubaté sedia 2ª etapa do Campeonato Paulista de Triathlon

Fernando Toldi e Carla Moreno são os vencedores da prova que aconteceu dentro da área militar do Cavex

Mais de 150 triatletas, entre amadores e profissionais, se reuniram no Comando de Aviação do Exército – Cavex – em Taubaté nesse domingo (15) para nadar, pedalar e correr nas categorias Sprint e Fitness do Triathlon Cup.

Na categoria Sprint, foram percorridos 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida. Já na Fitness, os competidores fizeram 375 metros na água, 6 km de ciclismo e 2,5 km de corrida.

Para Thiago Mazzeo Alves, um dos organizadores do evento, o principal objetivo da prova é incentivar as pessoas a praticar a modalidade. “Nós temos atletas profissionais, mas a ênfase do nosso evento é bastante em atletas amadores iniciando na prática do triathlon e muitos deles evoluindo querendo chegar ao nível profissional”, explicou.

É o exemplo de Fernando Toldi, vencedor da categoria Sprint, e que promete estar em seu último ano como amador para se tornar profissional em 2014. Na próxima semana, o atleta de São Paulo disputará o Troféu Brasil em Santos, sua segunda prova como profissional.  “Eu já estava um bom tempo sem competir, então escolhi essa prova para ganhar ritmo de competição para meu principal objetivo que é na semana que vem”, destacou o competidor.

Quem também escolheu a competição como forma de treinamento para a prova no Litoral Sul foi a octacampeã do Troféu Brasil, Carla Moreno. “Semana que vem tem etapa em Santos, na qual eu estou liderando o campeonato e estou em busca do meu nono título”, frisou a campeã entre as mulheres.

Paratletas também tiveram a oportunidade de competir e mostrar que o esporte serve como uma lição de vida. É o caso do baiano Leonardo Curvelo, de 38 anos, que em 2009 perdeu um dos braços em um acidente de moto.  “O triathlon significou um modo de viver depois que eu tive esse acidente. Através dele eu busquei uma superação de vida. Depois do acidente ficou muito difícil ter uma inclusão social a nível de trabalho e foi pelo esporte que eu conquistei o reconhecimento das pessoas e pude voltar a ser uma pessoa normal na sociedade” disse Curvelo, que já possui índice para as Paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

A próxima etapa do Triathlon Cup acontecerá no dia 3 de novembro em Caraguatatuba.

RESULTADO FINAL

Masculino:
1º – Fernando Toldi
2º – Denis Crozariol da Silva
3º – Diefferson Machado Felix
4º – Nicholas de Almeida Cuz
5º – Fader Luiz Muller Hidalgo

Feminino:
1º – Carla Moreno
2º – Alexandra Maria Figueiredo
3º – Luisa Ribeiro Cardoso dos Santos
4º – Marcia Moribe
5º – Dominique Fanin Baptista

Apoio: O Triathlon Cup tem o apoio da Dot Sports, Top 10 Comunicação, Via Vale Garden Shopping, Pró Línguas, Microcamp, Cavex, Prefeitura de Taubaté, Plena Saúde, Hammerhead Natação e Póllus Água Mineral.

Compartilhe esta notícia: